Programa de Transtorno Bipolar do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

THB

Afinal, o que é o Transtorno do Humor Bipolar?
O Transtorno do Humor Bipolar (THB) se caracteriza pela oscilação do humor entre dois polos: euforia (ou mania) e depressão, que se alternam ao longo da vida com períodos em que a pessoa fica bem, sem alterações de humor (eutimia). Esses episódios podem durar desde alguns dias a vários meses se não forem tratados adequadamente, e costumam ocorrer diversas vezes ao longo da vida, trazendo sofrimento e prejuízos para a pessoa.

Mais informações

O que é um episódio de Mania e de Hipomania?

O episódio de Mania ou Euforia é um período de pelo menos 7 dias consecutivos nos quais a pessoa apresenta humor eufórico, expansivo em excesso ou irritado e excesso de energia. Outros sintomas frequentes são: diminuição da necessidade de sono, aumento da auto-estima, presença de ideias grandiosas, pensamentos acelerados e fala rápida, dificuldade de concentração, agitação motora, aumento da libido e, às vezes, envolvimento em situações de risco como direção imprudente, gastos excessivos e comportamento sexual desprotegido. Em alguns casos mais graves, os indivíduos podem apresentar perda do contato com a realidade que se caracteriza pela presença de sintomas psicóticos, como delírios ou alucinações.

O episódio de Hipomania dura pelo menos 4 dias consecutivos e apresenta os mesmos sintomas de um episódio de Mania, porém em menor intensidade e com menos prejuízos nas atividades do cotidiano.

O que é um episódio de Depressão?

O episódio de Depressão caracteriza o outro polo do transtorno, e dura pelo menos 2 semanas consecutivas, durante as quais o indivíduo apresenta humor deprimido e diminuição importante do interesse e prazer por atividades que antes eram consideradas prazerosas. Outros sintomas frequentes são: sentimento de vazio, pessimismo e falta de esperança, insônia ou sono em excesso, perda ou ganho de peso, fadiga, falta de energia, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória e, em alguns casos, pensamentos recorrentes de morte e suicídio. Em episódios mais graves, os indivíduos também podem apresentar sintomas psicóticos, como delírios ou alucinações.

Em alguns casos, o indivíduo pode apresentar sintomas de Mania e de Depressão durante um mesmo episódio. Nessas situações, dizemos que a pessoa possui um episódio de Mania com características Mistas.

Existe mais de um tipo de Transtorno do Humor Bipolar?

Sim. Atualmente são reconhecidos os Transtornos do Humor Bipolar tipo I e tipo II, e a Ciclotimia. No tipo I há episódios de Mania que podem ou não se alternar com episódios de Depressão. No tipo II, episódios de Hipomania se alternam com episódios de Depressão. Na Ciclotimia, o indivíduo tem sintomas hipomaníacos e depressivos durante pelo menos 2 anos consecutivos, porém esses sintomas não apresentam frequência, intensidade ou duração suficientes para um diagnóstico de um episódio de Hipomania ou de Depressão.

Existem também outras formas de apresentação que se enquadram no que atualmente é conhecido como Espectro Bipolar. Ainda há discordâncias entre os especialistas em relação ao que estaria incluso ou não no Espectro.

Como o Transtorno do Humor Bipolar começa?

Geralmente o transtorno tem início no final da adolescência ou inicio da idade adulta (entre 15 e 25 anos), mas pode começar mais cedo e, em casos mais raros, em pessoas masis idosas. Ocorre na mesma proporçao entre homens e mulheres (o Transtorno Bipolar do tipo 2 é mais frequente em mulheres). Estima-se que em torno de 1-4% da população mundial desenvolva o Transtorno do Humor Bipolar ao longo da vida.

Existe um forte componente hereditário. É comum que parentes de primeiro grau da pessoa com Transtorno do Humor Bipolar apresentem o mesmo transtorno. Estressores ambientais também podem contribuir para o início de um episódio de Mania/Hipomania ou Depressão.

O primeiro episódio do transtorno do humor bipolar pode ser tanto de Mania/Hipomania quanto de Depressão. Pelo fato de muitas vezes se iniciar como um quadro depressivo isolado, o diagnóstico pode levar muito tempo para ser realizado de forma correta. A apresentação dos sintomas pode ser bem variada, mas de maneira geral, quando não tratados adequadamente, os episódios de Mania/Hipomania e Depressão tendem a ocorrer diversas vezes ao longo da vida.

Como é feito o Diagnóstico?

É feito com uma história clínica detalhada, realizada em uma ou mais consultas psiquiátricas, que busca caracterizar os sintomas atuais, bem como a presença de episódios de Mania/Hipomania e Depressão ao longo da vida. Uma investigação da presença de sintomas na família da pessoa também é importante. Não existem exames de laboratório ou de imagem que façam ou confirmem diagnóstico.

Essa investigação deve ser feita com bastante cuidado e na maioria da vezes é importante a presença de familiares para ajudar na coleta de informações. Muitos dos sintomas do Transtorno do Humor Bipolar estão presentes em outros transtorns (ex: Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Personalidade Borderline, TDAH, Transtorno por Uso de Substâncias, entre outros) e, portanto, é importante que as informações sejam investigadas de maneira rigorosa por profissionais especializados.

Como é o tratamento?

Após realizado o diagnóstico correto, é possível traçar um plano de tratamento para cada paciente de maneira individualizada. Esse tratamento inclui o uso de medicamentos (especialmente estabilizadores de humor), além de outras estratégias como psicoterapia, psicoeducação (informações sobre o transtorno e como lidar com ele), mudanças de estilo de vida, entre outros. O tratamento tem como objetivo um melhor controle dos sintomas atuais, além de tentar prevenir futuros episódios de humor ou diminuir sua frequência e intensidade, trazendo mais qualidade de vida para o paciente.

Artigos